Dúvidas Gerais

O que é Consórcio?

Consórcio é a modalidade de compra baseada na união de pessoas – físicas e/ou jurídicas – em grupos, que contribuem mensalmente para um fundo comum, em um determinado prazo e com quantia determinada pelo percentual do preço do carro escolhido no plano de consórcio.

 

Todos os participantes do grupo, após contemplação por sorteio ou lance, têm o direito de adquirir seu bem. Portanto, consórcio é a arte de poupar em grupo.

Quais são as principais vantagens de um Consórcio?

  • Opções de prazos para pagamentos;
  • poder de compra á vista;
  • possibilidade mensal de obter o crédito por meio de sorteio;
  • possibilidade de acelerar a contemplação por meio de lances;
  • oportunidade de formar e ampliar patrimônio.

O que é o Consórcio Nacional Volkswagen?

A formação dos grupos é feita por uma Administradora de Consórcios autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.

O Consórcio Nacional Volkswagen é uma das maiores administradoras de consórcios do País e líder de mercado entre as administradoras ligadas a montadoras em número de clientes ativos, segundo o Banco Central do Brasil.

Quais as vantagens do Consórcio Nacional Volkswagen?

O Consórcio Nacional Volkswagen é a única empresa a contar com a garantia da marca Volkswagen, além do apoio da Rede de Concessionárias Volkswagen, do momento da venda da cota até a retirada do veículo.

 

A empresa está no mercado desde 1976 e já entregou mais de 500 mil veículos. É a tradição, comodidade e garantia da marca Volkswagen para você. Clique aqui para simular e adquirir o seu plano

Como faço para adquirir uma cota do Consórcio Nacional Volkswagen?

Clique aqui, faça uma simulação para escolher os planos e veículos Volkswagen mais adequados para o seu caso e compre sem sair de casa.

Se preferir, você pode comparecer a uma Concessionária Volkswagen ou entrar em contato com um Representante Autorizado do Consórcio.

 

Quando ocorre a formação do grupo?

O grupo de consórcio será formado no prazo de até 90 dias a contar do primeiro dia útil após a data da assinatura da Proposta de Adesão, quando houver a quantidade de adesões em número e condições suficientes para garantir a viabilidade do grupo.
 

O que acontece caso não haja número suficiente de adesões no grupo?

Caso o grupo não seja constituído no prazo de 90 dias, o Consórcio Nacional Volkswagen devolverá os valores pagos aos consumidores.
 

O que acontece quando o grupo estiver formado?

Quando o grupo estiver formado, o Consórcio Nacional Volkswagen enviará para o endereço de correspondência uma carta contendo informações importantes como:


  • senha de acesso para a área de autoatendimento do cliente;
  • número do grupo/cota e digito;
  • calendário das assembleias
     

Como é composta a prestação do Consórcio?

As prestações correspondem à soma da contribuição para compra do bem, taxa de administração, fundo de reserva, seguro de vida em grupo, além de outras obrigações financeiras do consorciado previstas no contrato de consórcio.
 

O que é contemplação?

A contemplação é o momento em que o cliente passa a ter o direito de utilizar o crédito para a compra do bem, desde que atendidas as condições expressas no regulamento.
 

Quando e como acontece a contemplação?

A confirmação da contemplação ocorre na data da assembleia. Para os consorciados ativos e com os contratos em dia, a contemplação pode ocorrer de duas maneiras:


  1. por sorteio, que extrai os resultados da Loteria Federal para determinar as cotas elegíveis à contemplação. O sorteio serve apenas para definir a ordem de recebimento do crédito, uma vez que todos os participantes do grupo receberão até o fim do plano;
  2. por lance, observando-se as condições estabelecidas no regulamento
     

O que é o lance vencedor e como ele funciona?

Lance vencedor é aquele que amortiza o maior número de prestações mensais do grupo. Sendo assim, no caso de um grupo misto, o lance vencedor não será necessariamente o de maior valor em reais, mas sim aquele que amortizar o maior número de parcelas.

As contemplações estão condicionadas à existência de recursos financeiros no grupo.
 

O que acontece em caso de empate no lance vencedor?

Em caso de empate, será aplicada a sequência de elegibilidade prevista no Sistema de Sorteio do contrato. Será ganhador da cota aquele que estiver mais próximo do número sorteado. 



As contemplações estão condicionadas à existência de recursos financeiros no grupo.
 

Como funciona o sistema de sorteios do Consórcio Nacional Volkswagen?

O sistema de sorteio aproveita os resultados da Loteria Federal para determinar as Cotas elegíveis à Contemplação nas assembleias mensais.
 

Como saber qual a cota sorteada do mês?

Selecione o resultado do primeiro prêmio da extração da Loteria Federal ocorrida após a data da realização da assembleia mensal. Veja do exemplo abaixo, como é fácil calcular:

Número do prêmio da Loteria: 59.738

Número de Participantes do Grupo: 432

Divida o número do prêmio da Loteria pelo número de participantes do grupo

Resultado: 138,282407, agora despreze o número inteiro 138 e conserve os 6 números decimais resultantes dessa operação, nesse caso 0,282407 e multiplique pelo Nº de Participantes do Grupo.

0,282407 X 432 = 122 – Cota Sorteada do Mês
 

Importante: Caso não seja possível a Contemplação da Cota sorteada, será aplicada a Sequência de Elegibilidade que consiste em contemplar a Cota de número superior mais próxima à sorteada. Se esta, também, não reunir condições, será contemplada a Cota de número inferior mais próximo à sorteada e assim sucessivamente, acima e abaixo, até a determinação da Cota Contemplada.
 

Como faço para ofertar um lance?

Existem três maneiras para você fazer uma oferta:

•  faça seu login no Acesso do Cliente. Em seguida, clique em “Serviços” e “Oferta de lance”;
•  na Concessionária Volkswagen ou Representante Autorizado do Consórcio onde adquiriu a cota;
•  pessoalmente, na data da assembleia, realizada na nossa matriz à Rua Volkswagen, 291, Parque Jabaquara – São Paulo (conforme data e horário informados no seu boleto mensal e no site).

Todas as ofertas recebidas 1 (um) dia antes da data da assembleia de Contemplação serão consideradas, desde que ofertadas até as 20 horas.

Como é feita a apuração de um lance vencedor?

Lance vencedor é aquele que amortiza o maior número de prestações mensais do grupo. Sendo assim, no caso de um grupo misto, o lance vencedor não será necessariamente o de maior valor em reais, mas sim aquele que amortizar o maior número de parcelas.

Em caso de empate será aplicada a sequência de elegibilidade prevista no Sistema de Sorteio do contrato.

Será o ganhador da cota aquele que estiver mais próximo do número sorteado. Esclarecemos que quaisquer contemplações estão condicionadas à existência de recursos financeiros no grupo.
 

Como faço para adquirir um veículo após a contemplação?

Confirmada a sua contemplação na Assembleia, compareça à concessionária Volkswagen mais próxima para a entrega da documentação para análise do crédito pela administradora para posterior faturamento do veículo.

Lembramos que, em caso de contemplação por lance, antes da entrega da documentação para análise, você deve efetuar o pagamento em dinheiro ou cheque administrativo em até 3 (três) dias após a contemplação.
 

Como devo proceder para solicitar carta de crédito - ACAP (Aprovação de Crédito e Autorização de Pagamento)?

Confirmada a sua contemplação na Assembleia, providencie a documentação para análise pela administradora para emissão da sua carta de crédito. Você poderá adquirir seu veículo em qualquer loja, concessionário ou pessoa física.

Lembramos que após a aprovação do crédito e análise dos documentos, a carta de crédito será emitida e encaminhada para o endereço de correspondência ou, se preferir, poderá emitir por meio do site.

A validade da ACAP é de 90 dias a contar da data de emissão. Após esse período uma nova solicitação e análise deverão ser efetuadas.

Clique aqui e confira os documentos necessários no item 2 - Contemplação
 

Quais os documentos necessários para pagamento do crédito ao vendedor do veículo?

Para adquirir o veículo, você precisa estar com a carta de crédito em mãos. A documentação solicitada pela administradora dependerá do tipo de faturamento desejado.

Para veículos seminovos a Administradora efetuará a inclusão do gravame. O pagamento do crédito ao vendedor ocorrerá após a emissão do novo documento em nome do cliente e com cláusula de alienação ao Consórcio Nacional Volkswagen.

Clique aqui e confira no item 2 - Contemplação o Pagamento do Crédito ao Vendedor.
 

O que é o gravame?

No caso de financiamento de veículo ainda não totalmente quitado em um banco ou uma financeira, é lançado um gravame no sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Ele impede a transferência do veículo para outro proprietário até que o documento esteja regularizado.
 

No fim do contrato do Consórcio, quando é feita a liberação do gravame?

Se a cota for quitada até a data da assembleia vigente, a liberação do gravame ocorrerá 10 (dez) dias após a data do pagamento, de forma automática. Caso a quitação ocorra após a data da assembleia, a baixa ocorrerá 1 (um) dia após a assembleia seguinte.



Após esse prazo será necessário dirigir-se ao órgão de trânsito de sua localidade para emitir um novo documento (CRV) sem alienação.
 

A cota foi contemplada e o cliente faleceu. Como proceder?

Para darmos início a este processo, a cota deverá estar quitada, podendo ser utilizada para compra de veículos Volkswagen ou emissão da carta de crédito para adquirir o veículo em qualquer loja, concessionária e pessoa física.

Encaminhe-nos a documentação abaixo e documentos para análise e emissão da carta de crédito:
cópia simples do CPF e RG ou da carteira de habilitação do herdeiro;

  • cópia simples do comprovante de endereço (60 dias no máximo);
  • ficha cadastral preenchida e assinada (com dados do herdeiro);
  •  documento que comprove a distribuição de bens do cliente falecido:
  •   cópia autenticada de todas as folhas do Formal de Partilha (desde a folha da abertura até o encerramento);
  • original do Alvará específico ao Consórcio Nacional Volkswagen;
  •   cópia autenticada da Escritura Pública.

Ressaltamos que novos documentos poderão ser solicitados no decorrer na análise.
 

Como altero meus dados cadastrais?

É importante que você mantenha seus dados cadastrais atualizados para que possamos manter contato permanente.

Faça seu login no Acesso do Cliente. Em seguida, clique em Serviços e Atualização de Dados Cadastrais.
 

Não quero ser contemplado. O que devo fazer?

A partir da segunda Assembleia Geral Ordinária e, desde que haja número suficiente de cotas a serem contempladas, o consorciado poderá solicitar sua exclusão do sorteio (no mínimo, três assembleias).

Se os únicos consorciados a serem contemplados estiverem na situação de exclusão de sorteio, a cota ficará, automaticamente, elegível à contemplação.

O consorciado que solicitar a exclusão do sorteio poderá retornar a qualquer momento mediante solicitação formal.

Para obter o modelo da carta clique aqui e dentro do item 1 - Geral baixe o formulário Exclusão de Sorteio. Ela deverá ser encaminhada aos cuidados da nossa Central de Relacionamento por meio do telefone 0800-770-1936, opção 0 para fax ou via e-mail: fax@vwfs.com
 

Como faço a troca do veículo que esta alienado em minha cota de Consórcio (substituição de Garantia)?

Para trocar o bem de sua cota de consórcio, será necessária a análise e aprovação da Administradora, considerando que o valor de mercado do novo veículo seja igual ou superior ao valor original do veículo a ser substituído ou superior ao saldo devedor da cota, de mesma natureza e não podendo estar alienado.

No caso de veículos seminovos, devem ter no máximo 5 (cinco) anos de uso e fabricação, incluindo o ano vigente.

Clique aqui e confira o formulário Substituição de Garantia CNVW no item 1 – Geral.
 

Como altero o estado de emplacamento do veículo? (Alteração da UF)

É possível alterar a Unidade Federativa (UF) atual de licenciamento do veículo para outra cidade.

Clique aqui e no item 1 – Geral confira o formulário Alteração de UF PF e PJ.

 

Posso antecipar a liquidação do meu Consórcio? (Cota Contemplada)

Você poderá liquidar o saldo devedor da cota de consórcio a qualquer momento.

Esclarecemos que todo cálculo tem como base o valor do veículo básico do plano. Portanto, o valor do saldo estará sujeito à variação até a próxima Assembleia do grupo, caso haja reajuste do referido veículo.

Para saber como emitir a segunda via do boleto, clique aqui.

Como faço para antecipar algumas prestações da minha cota?

Para antecipar valores você pode utilizar o boleto encaminhado mensalmente. Preencha o valor que deseja antecipar no campo “valor cobrado”.

O lançamento da antecipação no sistema é realizado percentualmente na ordem inversa, ou seja, a partir da última prestação. Para saber como emitir a segunda via do boleto, clique aqui.
 

A prestação foi paga e não consta no extrato de pagamento da minha conta. O que fazer?

Após 48 horas úteis da realização do pagamento, caso o valor ainda não esteja contabilizado, você poderá encaminhar um e-mail por meio do nosso Fale Conosco e solicitar a regularização do pagamento.

O comprovante de pagamento e a cópia do boleto poderão ser encaminhados por meio do fax 0800-770-1936, opção 0 ou por e-mail: fax@vwfs.com
 

Como faço para conhecer a situação da minha cota?

Essa opção encontra-se disponível no ícone "Meu Consórcio" no Acesso do Cliente. Você poderá visualizar os pagamentos efetuados e as prestações futuras.
 

Se a minha cota for cancelada, como posso reativá-la?

A reativação da cota poderá ser efetivada mediante o pagamento do saldo vencido.

É possivel, também parcelar a dívida. Neste caso, o saldo vencido é diluído nas parcelas subsequentes. Este acordo é válido somente até a contemplação da cota, quando o valor restante do acordo deverá ser regularizado integralmente.

Para ambas as solicitações, entre em contato com o Fale Conosco.
 

Desisti do Consórcio. Quando posso receber o valor pago?

Para devolução dos valores pagos de cotas desistentes ou canceladas, você deverá aguardar a contemplação por sorteio, de acordo com as regras do consórcio.

No momento da contemplação, o consorciado receberá um comunicado informando a disponibilidade dos valores e solicitando os dados bancários do titular da cota para a devolução.

Faça seu login no Acesso do Cliente. Em seguida, clique em Serviços e Devolução de Valores.
 

Quando ocorre a devolução do fundo de reserva?

A devolução do Fundo de Reserva ocorre no prazo de 60 (sessenta) dias, contados da data de realização da última Assembléia do grupo.

Você pode acompanhar o processo de devolução de valores pelo nosso site.

Para consultar se o valor está disponível faça seu login no Acesso do Cliente. Em seguida, clique em Serviços e Devoluções de Valores.
 

Como é feita a liberação ao fim do contrato?

Se a cota for quitada até a data da Assembleia vigente, a liberação do gravame ocorrerá 10 dias após a data do pagamento de forma automática.
 

Confira a lista completa dos representantes de consórcio autorizados.

Sobre o processo de compra

Onde eu posso comprar uma cota do Consórcio Nacional Volkswagen?

Você pode comprar um plano do Consórcio Nacional Volkswagen com segurança, comodidade e toda a garantia da marca Volkswagen sem sair de casa.
 

Direito do Arrependimento

Quando a aquisição de produto ocorrer fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, por internet ou por outro meio similar), o consumidor tem o prazo de reflexão de sete dias corridos, a contar da data do recebimento do produto ou assinatura do contrato, para desistência, de acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor.

A contagem do prazo inicia-se a partir do dia imediatamente posterior à contratação ou recebimento do produto. A contagem não é interrompida nos finais de semana ou feriados.

Quando não há expediente do fornecedor no dia final do prazo de reflexão, o direito do consumidor se prorrogará para o 1º dia útil subsequente.

O artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor dispõe que:
"O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou em domicílio.
Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados".

Para exercer o direito de arrependimento, o consumidor deve entrar em contato por meio da Central de Suporte à Venda, ligando para o número 0800 554 4544. Anote o número do protocolo e o nome do funcionário que fizer o atendimento.